A Rede Latino-Americana de Gestão Cultural, RedLGC e a Universidade de Guadalajara convocam para o 3º. Congresso Latino-Americano de Gestão Cultural “Ação cultural para a transformação social”, a realizar-se nos dias 21, 22, 23 e 24 de outubro de 2025 na cidade de Guadalajara, no Centro Universitário de Guadalajara.

Apresentação

Nas últimas duas décadas, a gestão cultural na América Latina tem vivido um processo de formalização que parte do reconhecimento e visibilização dos saberes práticos dos e das agentes culturais que desenham e implementam a ação cultural nos diversos territórios da região, mas também, a partir do diálogo entre diversas disciplinas, profissões e práticas culturais a partir das quais se apropriam e aplicam uma diversidade de saberes para a atenção de problemas, necessidades e interesses no campo cultural.
Recentemente, a gestão cultural emerge como uma disciplina acadêmica que está em processo de construção de sua própria matriz disciplinar, que se caracteriza e se diferencia principalmente por ter a ação cultural como elemento central de suas práticas profissionais, acadêmicas e comunitárias. Por isso, e como em todas as práticas sociais, na gestão cultural existem diferentes correntes, modelos e/ou perspectivas que configuram a forma como se vê e se intervém na realidade, ou, melhor dizendo, na forma como se desenha e implementa a ação cultural, pois dependendo de suas concepções sobre cultura e os propósitos da ação cultural, dependerá de como ela é configurada e desenvolvida.
A gestão cultural latino-americana tem se caracterizado por uma forte ênfase e compromisso com a visibilização e atenção de problemas e necessidades culturais que ocorrem nos territórios, pois não concebe o desenvolvimento e acesso aos bens e serviços culturais como um fim, mas sim como um dos vários meios para alcançar um fim: a transformação da sociedade.
O primeiro Congresso da RedLGC realizado em Santiago do Chile (2014) e o segundo em Cali, Colômbia (2017) valorizaram a vontade coletiva de encontro e intercâmbio entre diferentes agentes culturais nos âmbitos público, privado, comunitário e universitário que têm a prática cultural como seu principal fazer ou sustento na vida pessoal e social.
Em virtude disso, a Rede Latino-Americana de Gestão Cultural convoca o 3º. Congresso Latino-Americano de Gestão Cultural, cujo tema principal é «Ação cultural para a transformação social». Seu propósito é debater e acordar quais implicações conceituais, metodológicas, operativas, políticas e éticas envolve essa orientação do trabalho cultural para fins práticos, profissionais e acadêmicos, cujos acordos serão publicados na forma de uma declaração como guia para a formação, pesquisa e prática profissional da gestão cultural na América Latina nos anos vindouros.

2. Objetivos

Objetivo geral

Debater coletivamente as implicações conceituais, metodológicas, operativas, políticas, éticas e estéticas de uma ação cultural orientada à transformação social, a partir das experiências, contribuições e aprendizados dos e das agentes culturais, com vistas à geração de acordos que sirvam como roteiro da gestão cultural latino-americana.

Objetivos específicos

  • Tornar visíveis e socializar resultados e progressos de projetos de pesquisa, intervenção e/ou criação voltados para a transformação social.
  • Identificar e valorizar as tendências e trajetórias da gestão cultural latino-americana.
  • Propiciar o intercâmbio entre gestores culturais, profissionais, estudantes, docentes e pesquisadores no campo da gestão cultural, da cooperação, das políticas e práticas culturais na América Latina.

3. Temáticas do Congresso

Com o propósito de considerar a grande diversidade de temas e problemáticas que são abordados na gestão cultural na América Latina, esta versão do congresso propõe alguns temas gerais de interesse que servirão de referência para a posterior formação de seminários temáticos. Os conjuntos de temas são:

Economias da cultura

  • Práticas econômicas solidárias
  • Economias criativas
  • Oferta e consumo cultural
  • Turismo cultural sustentável

Políticas culturais e direitos

  • Democracia e culturas democráticas
  • Direitos culturais e ação local
  • Políticas culturais de base comunitária
  • Políticas culturais na América Latina
  • Legislação e direito cultural

Comunidade e territórios

  • Gestão cultural comunitária
  • Cultura de paz
  • Participação e governança
  • Práticas e gestão da cultura de povos originários
  • Pluralismo e etnicidades

Diversidade e inclusão

  • Interculturalidade e participação cultural
  • Trabalho cultural com pessoas com deficiência
  • Trabalho cultural com grupos em situação de vulnerabilidade (migrantes, pessoas privadas de liberdade, em situação de rua etc.)
  • Gestão cultural, gênero e sexualidades
  • Gestão cultural e grupos etários (infância, adolescências e idosos)

Gestão cultural ambiental

  • Cultura ambiental e direitos da natureza
  • Saberes agroecológicos e incidência social
  • Cultura, ruralidades e novas centralidades
  • Mudanças climáticas e práticas tradicionais

Formação e pesquisa da gestão cultural

  • Gestão cultural e história
  • Formação em gestão cultural
  • Teorias e metodologias da gestão cultural
  • Difusão e divulgação do conhecimento em gestão cultural

Formação e pesquisa da gestão cultural

  • Gestão cultural e história
  • Formação em gestão cultural
  • Teorias e metodologias da gestão cultural
  • Difusão e divulgação do conhecimento em gestão cultural

Práticas da gestão cultural

  • Gestão cultural e intersetorialidade (saúde, habitação, educação, recreação, urbanismo etc.)
  • Situação laboral no setor cultural
  • Sistematização de experiências em gestão cultural
  • Perfis, tendências e áreas de atuação

Gestão de instituições e organizações culturais

  • Gestão de espaços culturais públicos, privados e independentes
  • Gestão cultural universitária
  • Modelos de gestão institucional
  • Sustentabilidade e sustentabilidade da ação cultural

Gestão dos patrimônios

  • Memória e ação cultural
  • Modelos de gestão dos patrimônios
  • Valorização e difusão dos patrimônios
  • Educação patrimonial
  • Paisagens culturais e patrimônios bioculturais

Gestão das artes

  • Arte e criação artística nos territórios
  • Mediação artística
  • Educação artística
  • Artes, práticas artísticas e espaço público
  • Públicos, audiências e usuários

Gestão cultural e incidência

  • Redes e associatividade na cultura
  • Movimentos sociais e gestão cultural
  • Ética política da transformação
  • Associações e sindicatos de agentes culturais

Gestão cultural e tecnologias digitais

  • Inteligência artificial no campo cultural
  • Cultura digital
  • Digitalização de serviços e bens culturais
  • Apropriação tecnológica e ação cultural

Outras que atendem e refletem a ação cultural desde a perspectiva da transformação social

4. Metodologia

Para cumprir com os objetivos previamente assinalados, foram contempladas as seguintes atividades:

  1. Seminários temáticos: Espaços de comunicação sobre desenvolvimentos teóricos, metodológicos, pesquisas e experiências comunitárias e governamentais no âmbito do tema principal e das temáticas do congresso. Terão dois momentos, o primeiro de exposição de palestras e o segundo de debate e tomada de decisões.
  2. Painéis: Espaços de reflexão coletiva que oferecem uma visão panorâmica dos eixos do congresso, retomando os elementos discutidos nas mesas de apresentações.
  3. Workshops: Espaços para formação e atualização com base nos eixos temáticos do Congresso.
  4. Vitrine editorial: Apresentação das novidades editoriais por parte de seus autores e/ou editores em um formato de pechakucha
  5. Reuniões: Espaços de encontro, reconhecimento, diálogo e tomada de acordos entre agentes culturais da região.
  6. Feria cultural: Espaço de promoção, difusão e intercâmbio de projetos, serviços e bens de pessoas, instituições, empresas ou organizações relacionadas com o setor cultural com o objetivo de propiciar a vinculação entre gestores, fornecedores, criadores, consumidores e produtores.
  7. Espaços de encontro: momentos da programação em que os participantes podem escolher livremente o encontro com outros de seu interesse.
  8. Atividades artísticas: Exposições e apresentações de artistas de diversas disciplinas durante o Congresso. 

Dado o caráter participativo do Congresso, as pessoas interessadas poderão participar das seguintes formas:

  1. Como palestrantes, na apresentação e exposição de uma palestra como parte de um seminário temático.
  2. Como facilitador, na candidatura e realização de um workshop relacionado com algum dos temas do congresso.
  3. Como expositor/a:
  4. Na Feira cultural promovendo sua instituição, organização, empresa ou projeto com vistas à vinculação com outros participantes e à comercialização de seus produtos e serviços.
  5. Na vitrine de novidades editoriais, compartilhando com os participantes do congresso sua obra de recente criação.
  6. Como aderente ao Congresso, participando na sua promoção e divulgação.
  7. Como assistente às atividades programadas no congresso.

Bases de participação

A) Da apresentação de palestras nos seminários

As pessoas interessadas em participar como palestrantes em um seminário deverão elaborar e apresentar uma palestra que se insira em qualquer um dos eixos temáticos do Congresso, considerando os seguintes pontos:

  • Deverão mostrar resultados de um processo de pesquisa, intervenção, criação e/ou sistematização de experiências na prática da Gestão Cultural nos âmbitos comunitário, governamental, empresarial e/ou universitário. Considerando as diferentes formas de organizar, expressar e socializar o conhecimento que há no campo cultural, serão aceitos quaisquer dos seguintes formatos:
    •  Textual: A comunicação é por escrito, seja na modalidade de artigo acadêmico, ensaio ou narração.
    • Audiovisual: A comunicação é através de vídeo, seja na sua modalidade documental ou  de ficção.
    • Performativo: A comunicação ocorre a partir de uma representação cênica que pode considerar recursos da dança, do teatro, da música, das artes plásticas, entre outros.
  • Para todos os casos, os gastos que derivem de sua produção serão de responsabilidade exclusiva de seus autores e autoras.
  • Em qualquer um dos formatos, as palestras devem dar conta de:
    • Resultados de projetos de pesquisa e/ou intervenção (en processo os concluídos).
    • Resultados de projetos de pesquisa criação (en processo concluídos).
    • Resultados de uma sistematização de experiências do trabalho cultural.
    • Relatos e experiências de agentes culturais.
    • Reflexões e análises críticas e argumentadas sobre alguns dos temas do congresso.
  • A informação que é compartilhada nas palestras deve responder pelo menos a uma dessas perguntas-chave: Quais conceitos e/ou metodologias orientam a ação cultural para a transformação social?; Quais características tem uma ação cultural focada na transformação social?; Quais princípios éticos, políticos e estéticos que devem ser considerados nos processos de incidência social?; Quais as fontes de pensamento, saberes, teorias ou cosmovisões a gestão cultural latino-americana retoma e como elas se refletem em sua prática nos territórios?
  • Os idiomas em que serão aceitas as apresentações: espanhol e português.
  • A autoria poderá ser individual ou coletiva (máximo três autores).
  • Para a postulação de trabalhos, os interessados deverão apresentar um resumo entre 500 e 700 palavras, onde se exponha de que trata o trabalho, o formato e modalidade de apresentação, os requisitos técnicos para sua exposição, o seminário ao qual se destina e quatro palavras-chave tomando como referência o vocabulário controlado do Observatório Latino-Americano de Gestão Cultural.
  • A revisão dos textos e sua avaliação serão realizadas por grupos de avaliação definidos pelo Comitê Acadêmico do congresso, utilizando a estratégia de revisão por pares cegos, considerando critérios de qualidade, pertinência com os temas do encontro, pluralidade, inclusão e equidade, cujos critérios e instrumentos estão na seção de transparência do site.
  • A recepção do resumo será a partir de 1º de novembro de 2024 e até 16 de fevereiro de 2025 no site do congresso. No dia 3 de março de 2025 serão divulgados os trabalhos aceitos, via e-mail das pessoas postulantes e através do site do congresso.
  • O número de trabalhos aceitos será limitado pela infraestrutura da sede e será definido pelo Conselho do Congresso com base nos critérios que definirem os comitês operacional e acadêmico, que estarão publicados na seção de transparência do site.
  • Os trabalhos aceitos deverão ser enviados em sua versão completa (com exceção do formato performativo) até o dia 18 de maio de 2025 às 23:55 horas, horário de Guadalajara. Para isso, devem considerar os seguintes critérios de acordo com o seu tipo:
    • Obras textuais de estilo acadêmico  (artigos e ensaios): Suporte eletrônico em formato Word utilizando os modelos fornecidos pelo congresso conforme o tipo de trabalho apresentado. Sua extensão será entre 8 e 15 páginas;  em fonte Arial de 12 pontos e espaçamento de 1,5; as referências e citações deverão estar no estilo APA 7.
    • Obras textuais de relatos e experiências: Soporte eletrônico em formato Word. Sua extensão será entre 5 e 10 páginas em fonte Arial com espaçamento 1,5.
    • Obras audiovisuais: Extensão máxima de 15 minutos. No início ou no final do vídeo, deverá fazer referência e mencionar que se trata de uma apresentação para esta conferência. Deve ser carregado em um serviço de streaming aberto e compartilhar o link de acesso.
  • Os trabalhos aceitos e que, pelo menos um de seus autores confirme sua participação no congresso mediante o pagamento antes de 30 de junho de 2025, serão incluídos no programa do congresso e serão considerados para publicação. O programa do congresso será publicado no site do congresso no dia 22 de julho de 2025.
  • A exposição dos trabalhos poderá ser em modalidade virtual ou presencial. Contará com 15 minutos para sua apresentação. Contaremos com equipamento eletrônico e informático para isso, sendo responsabilidade do palestrante especificar em sua ficha de registro os requisitos técnicos para sua apresentação e fornecer o(s) arquivo(s) requerido(s) no tempo e forma indicados na carta de aceitação.
  • De acordo com as características e formatos de cada apresentação, e com a prévia autorização de seus autores, os trabalhos serão publicados em uma das seguintes opções:
    • Como artigo acadêmico em um número monográfico em alguma das seguintes revistas (prévia revisão e aceitação por pares cegos): Córima, Revista de Investigación en Gestión Cultural o Apertura, Revista de Inovação Educativa
    • Como capítulo de livro acadêmico, após revisão e aceitação por pares cegos.
    • Como capítulo de um livro de divulgação, após revisão e aceitação do comitê editorial.
    • No site do Congresso, registrado, catalogado e indexado no Repositório do Observatório Latino-Americano de Gestão Cultural. Será utilizada uma licença “Creative Commons atribuição – não comercial” e estarão disponíveis para acesso livre ao público.
  • No caso das publicações, todas as obras terão ISBN ou ISSN (dependendo do caso) assim como DOI. (Identificador de Objeto Digital).
  • A decisão de onde será publicado será realizada pelo Comitê Acadêmico do congresso com base no tipo de trabalho apresentado, com prévio acordo com seus autores e autoras. Os critérios de seleção e escolha da forma como serão publicados podem ser consultados na seção de transparência do site do congresso.
  • Serão entregues certificados somente às pessoas que se registraram e comprovaram seu pagamento em tempo e forma. De maneira adicional, a constância de palestrante será fornecida apenas às pessoas que se apresentarem nas sessões da mesa à qual estará vinculada sua palestra.
  • Aquelas pessoas cuja apresentação foi aceita na versão do Congresso que deveria ter sido realizada em Quito em 2019 (cancelada por problemas sociopolíticos do Equador e posteriormente pela pandemia de COVID-19), contarão com um critério preferencial na seleção.
  • O Comitê Organizador reserva-se ao direito de resolver qualquer situação não prevista neste edital e sua decisão será irrecorrível.

b) Da participação como facilitador

As pessoas interessadas em ministrar um workshop de forma voluntária no congresso deverão apresentar uma proposta considerando os seguintes pontos:

  • Os conteúdos do workshop deverão estar relacionados com os eixos temáticos do congresso.
  • A duração do workshop deve ser de 3 horas no máximo.

A candidatura de oficinas e reuniões será realizada através do site do congresso até, no máximo, 30 de maio de 2025, e deve contemplar os seguintes elementos:

  • Título do workshop
  • Nome da postulante(es)
  • Instituição, organização ou coletivo de quem postula
  • Objetivos
  • População-alvo
  • Cota mínima e máxima
  • Programa temático ou de atividades
  • Requisitos materiais e de infraestrutura
  • Produtos que serão obtidos

No dia 16 de junho de 2025, os organizadores de workshops e reuniões que foram aceitos serão informados e publicados no site do Congresso.

Os participantes interessados em participar em algum workshop deverão se inscrever de 22 de julho a 20 de setembro de 2025 através do formulário correspondente e anexando seu comprovante de pagamento ao congresso. Os workshops terão um número limitado de vagas, portanto, o registro será feito com base em um critério de prioridade, considerando a ordem de chegada até completar as vagas.

c) Da participação na vitrine de novidades editoriais

As pessoas interessadas em participar desta atividade poderão apresentar sua obra utilizando a metodologia pechakucha, com o objetivo de que os participantes do congresso possam conhecer e, se for o caso, adquirir as obras diretamente com os autores. As pessoas ou instituições interessadas em participar nesta atividade devem se inscrever considerando os seguintes pontos:

  • As publicações para se apresentar podem ser: livros, revistas, vídeos, filmes, discos, multimídia, sites etc. Em todos os casos, devem estar relacionados com os eixos temáticos do Congresso e sua data de publicação deve ser entre 2022 e 2025. A comissão correspondente avaliará as propostas apresentadas de acordo com a pertinência dos critérios estabelecidos neste edital.
  • Os candidatos deverão fazer sua apresentação ou designar uma pessoa para fazê-lo. A apresentação deve durar 6:40 minutos e deve expor do que se trata a obra, quem participa e onde pode ser adquirida ou acessada.
  • Os apresentadores poderão vender, distribuir e/ou trocar suas obras com outros participantes do Congresso. Para isso contarão com um espaço de exibição durante esta atividade.
  • Os interessados deverão enviar sua candidatura através do Site do congresso de 18 de março a 30 de maio de 2025. Serão informadas no dia 16 de maio de 2025 quais propostas foram aceitas no site do Congresso.
  • As publicações que forem apresentadas nesta atividade serão divulgadas no site do congresso.

d) Da participação em reuniões

Sendo o congresso um espaço articulador de agentes e ações, convida-se os interessados a participar nas salas de reuniões, que são pensadas como espaços de encontro e conexão entre pares com vistas à geração de projetos em comum. Estas se realizarão no dia 21 de outubro de 2025. As salas são as seguintes:

  1. Gestão Cultural Universitária: dirigida a pessoas responsáveis por coordenar programas de extensão e difusão cultural em instituições universitárias.
  2. Formação e pesquisa: dirigida a pessoas que se dedicam à formação e pesquisa em gestão cultural.
  3. Estudantes de Gestão Cultural: Dirigido a estudantes de graduação e pós-graduação de algum programa universitário em gestão cultural.
  4. Associatividade cultural: dirigido a associações, redes e coletivos culturais.
  5. Administração cultural pública: dirigida a pessoas que têm alguma função pública em governos locais e regionais.

As pessoas interessadas em participar nessas salas poderão fazer seu registro entre 22 de julho e 20 de setembro de 2025, através do site do congresso.

Para aquelas redes, grupos de trabalho, movimentos ou coletivos que desejem realizar sua própria sala de reunião para se reunir e tratar de seus assuntos no âmbito do Congresso, poderão solicitar um espaço de trabalho preenchendo o formulário respectivo. O registro poderá ser realizado de 1º de novembro de 2024 a 30 de maio de 2025.

e) Da participação na feira cultural

A Feira cultural é um espaço destinado à difusão de organizações, instituições e projetos independentes, assim como à circulação de produtos culturais dos países participantes, para a exibição, venda ou troca de produtos culturais originais.

Os expositores contarão com um espaço de 2 x 2 m, bem como mobiliário de apoio, que será localizado na esplanada do Centro Universitário Guadalajara. Os interessados deverão preencher e enviar a «ficha de inscrição de expositores» disponível no site do congresso. A data limite para o registro e pagamento de expositores é 20 de setembro de 2025.

f) Da participação como aderente

Todas aquelas instituições, organizações ou coletivos que o desejarem, poderão participar como aderentes ao congresso assumindo pelo menos duas das seguintes atividades:

  • Difundir a convocatória e os materiais de divulgação do congresso, bem como promover a participação em qualquer uma de suas formas definidas nesta convocatória.
  • Realizar atividades de reflexão e debate sobre algumas das temáticas e/ou perguntas-chave levantadas nesta convocatória, isso como forma de preparação e recuperação de ideias para contribuir nos acordos do congresso.
  • Apoiar em alguma atividade que os comitês operacional e acadêmico necessitem para a realização do congresso.
  • Apoiar com recursos materiais e/ou prestação de serviços que contribuam para a realização das atividades ou para a consecução dos objetivos.
  • Realizar as gestões necessárias para assistir às atividades do Congresso.

O comitê organizador, em troca, incluirá os logotipos dos aderentes na publicidade do Congresso, bem como a divulgação de seu apoio nos materiais de trabalho e no site do congresso. A adesão deve ser feita através do formulário correspondente disponível na página do congresso.

g) Da participação como assistente

As pessoas que desejam participar apenas como assistentes do congresso devem realizar seu registro através do formulário que se encontra no site. Para confirmar sua participação, a pessoa deverá fazer o pagamento correspondente, e dessa maneira assegurará seu lugar no congresso. Dado que a capacidade é limitada por questões de infraestrutura da sede, o registro de participantes será feito com base em um critério de prioridade, considerando a ordem em que enviarem o comprovante de pagamento até atingir a capacidade. Para aquelas pessoas que precisarem de uma carta convite, deverão notificá-lo no mesmo formulário de registro.

6. Inscrições

A inscrição dos participantes será realizada através do site do Congresso. Dado que se trata de um espaço autogerido, todos os participantes devem contribuir com uma taxa de inscrição que varia de acordo com as seguintes categorias:

TipoAntes de julho de 2025A partir de agosto de 2025Durante o congresso
Palestrantes e facilitadores$400.00$600.00$700.00
Assistente$500.00$600.00$700.00
Expositor em feira$1,200.00$1,500.00No aplica

*O número de vagas é limitado, portanto, o pagamento da taxa garante seu lugar. As quantidades estão expressas em pesos mexicanos.

7. Datas-chave

AtividadeDatas
Envio de adesões1 de novembro a 30 de dezembro de 2024
Envio de propostas de palestras11 de novembro de 2024 a 16 de fevereiro de 2025
Recepção de solicitação de sala de reunião11 de novembro de 2024 a 30 de maio de 2025
Publicação do parecer das palestras aceitas3 de março de 2025
Recepção de comunicações completas4 de março a 18 de maio de 2025
Recepção de propostas de oficinas, feira e carrossel18 de março a 30 de maio de 2025
Publicação de oficinas e carrossel aceitos16 de junho de 2025
Inscrições para workshops e salas de reunião22 de julho a 20 de setembro de 2025
Realização de workshops, carrossel e salas de reunião (Precongreso)21 de outubro de 2025
Realização das mesas de palestras e painéis22 a 24 de outubro de 2025

8. Instituições e organizações convocadoras

Organizam

  • Rede Latino-Americana de Gestão Cultural
  • Universidad de Guadalajara, Centro Universitário de Guadalajara

Convocam

  • Caja Lúdica (Guatemala)
  • Escuela de Gestores y Animadores Culturales (Chile)
  • Gobierno de Canelones, Uruguay
  • Pontificia Universidad Católica de Ecuador
  • Universidad de Antioquia (Colombia)
  • Universidad de Chile
  • Universidad de Costa Rica
  • Universidad de Guadalajara (México)
  • Universidad de la República (Uruguay)
  • Universidad de Santiago de Chile
  • Universidade Federal de Bahía (Brasil)
  • Universidad Nacional de Avellaneda (Argentina)
  • Universidad Nacional de Colombia
  • Universidad Nacional del Rosario (Argentina)
  • Universidad Politécnica Salesiana de Ecuador.

Apoyam

Dirección de cultura del Gobierno de Guadalajara

Adesão

  • Federación Estatal de Asociaciones de Profesionales de la Gestión Cultural
  • Red Universitaria de Gestión Cultural México
  • Universidad Autónoma de la Ciudad de México
  • Centro Cultural Cócorit A.C 
  • Red Lab

9. Reports

congreso.redlgc.com

Email: informes@congreso.redlgc.com

Telefone: +52 (33) 31342222 Ext.37024

https://www.facebook.com/RedLGCult

https://www.instagram.com/redlgc

Sede do Congresso

Centro Universitário de Guadalajara da Universidade de Guadalajara

Calle Guanajuato. # 1045. Colonia Alcalde Barranquitas. C.P. 44260. Guadalajara, Jalisco, México.